A canetadas, Governo do Estado está ‘pacificando’ as favelas do Rio de Janeiro

Santa Marta, próximo a Botafogo.

Segundo a propaganda oficial do Governo do Estado do Rio de Janeiro, informou o jornalista do iG Luiz Antonio Ryf, existem hoje 344 mil moradores de 72 “comunidades pacificadas” atendidas pelas UPPs [Unidades de Polícia Pacificadora].

Segundo os dados do Censo 2010 do IBGE, no entanto, a área possui menos da metade da população: foram 165 mil pessoas.

No caso da única UPP da zona oeste, a do Batan (que era dominada por milícias até 2009), seriam 45 mil pessoas atendidas, por exemplo. Um “erro” inexplicável: existem, segundo o censo nacional, 4.601 pessoas morando na favela. Mesmo levando em conta a população de toda a região, o número chega a cerca de um terço do apresentado: 16 mil.

Na Cidade de Deus, por exemplo, seriam 65 mil pessoas beneficiadas. O Censo do IBGE, observou Ryf, aponta 5.705 moradores nas nove favelas da região. A soma de todos os habitantes da área, incluindo o conjunto habitacional, chegaria a 45 mil pessoas.

No Santa Marta, em Botafogo, o governo diz que a comunidade tem 10 mil moradores. O Censo 2010 registrou 3.913 habitantes. Com a população “do asfalto”, no trecho contíguo à favela e na área da UPP, o número de pessoas pularia para cerca de 5 mil.

Leia a matéria na íntegra clicando aqui.

Deixe uma resposta